Ligação Covalente
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrônica mais estável.
A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica. Existem dois tipos principais, a ligação-σ (ligação sigma) e a ligação-π (ligação pi)
Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois não-metais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.
Se você não entendeu vou explicar de outra forma.
A grande maioria das substâncias não possuem características de material iônica, e então veio a
Ligação covalente. Essa ligação ocorre pelo compartilhamento de elétrons entre átomos.
Vamos ver quimicamente como essa ligação ocorre:
Ex: H2
Dois átomos de hidrogênio são aproximados suficientemente um do outro.
Com isso, haverá interações eletrostáticas entre eles.
São elas: Os dois núcleos carregados positivamente se repelem mutuamente, assim como os elétrons carregados negativamente também.
Porém, o núcleo e os elétrons atraem um ao outro.
Mas como eles podem ser estáveis dessa forma?
Essas atrações entre os núcleos e os elétrons fazem com que a densidade eletrônica concentre-se entre os núcleos.
Como consequência, o balanço entre todas essas interações é a atração.
Os núcleos são atraídos eletrostaticamente pela concentração de cargas negativas entre eles. Dessa forma, podemos dizer que os responsáveis por essa união são os elétrons compartilhados entre os núcleos.
Essa é uma ligação covalente entre dois elementos de cloro, que possuem um elétron a menos na sua camada de valência, e por isso cada elemento compartilha um elétron com o outro cloro.
0 comentários: