Ultima Postagem

Está com dúvida?

agosto 28, 2017 1 Comments

Mesmo depois de todos essas postagens, você ainda esta com dúvida, não se preocupe, aqui vai uma lista de videos aprovados pelo YouTube EDU.

O que é YouTube EDU?

São vídeos aprovados por professores, e assim você vai ter certeza que as fontes, ou seja, os assuntos que está sendo falado no vídeo estão certos, assim podendo estudar sem medo!




Agora vai a playlist com 6 vídeos muito completos sobre o assunto, agora fica com com você a escolha de tirar 10 ou 10.

1 comentários:

Regra do octeto e polaridade

agosto 27, 2017 0 Comments

  Octeto

     A regra do octeto ocorre quando os átomos de determinado elemento se ligam na tentativa de obter oito elétrons na camada de valência e para obter esses oito elétrons na camada de valência ocorre o compartilhamento desses elétrons

Polaridade

     Já a polaridade existe dois tipos polares e apolares, as apolares ocorrem quando os átomos apresentam a mesma eletronegatividade e as polares ocorrem quando os átomos apresentam a eletronegatividade diferente.  
          
               Escala de eletronegatividade

    F> O > NCl >Bn >SiC > Ph >...

>
   

Ligação polar

                O=C=O

Ligação apolar

                  O=O                                                    



0 comentários:

Ligação Metálica

agosto 26, 2017 0 Comments


Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metálicas que são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia. No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados formando as células, ou grades ou retículo cristalino.Na ligação entre átomos de um elemento metálico ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos, com a conseqüente formação de cátions, que formam as células unitárias.  Esses cátions têm suas cargas estabilizadas pelos elétrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrônica. São dotados de um  certo movimento e, por isso, chamados de elétrons livres. Essa movimentação dos elétrons livres explica por que os metais são bons condutores elétricos e térmicos.



A consideração de que a corrente elétrica é um fluxo de elétrons levou à criação da Teoria da Nuvem Eletrônicaou Teoria do “Mar” de elétrons. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou “mar” de elétrons livres. Esta nuvem de elétrons funcionaria como a ligação metálica, que mantém os átomos unidos.


0 comentários:

Atividade sobre ligação covalente

agosto 24, 2017 0 Comments

O selênio e o enxofre pertencem à família VI A da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente pelas fórmulas:
a) HSe e HS
b) H2Se e HS
c) HSe e H2S
d) H2Se e H2S
e) H3Se e H3S


Considere o elemento cloro formando compostos com, respectivamente, hidrogênio, carbono, sódio e cálcio. (Consulte a tabela periódica.). Com quais desses elementos o cloro forma compostos covalentes?


O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:
a) 4
b) 1
c) 2
d) 3
e) 0


As unidades constituintes dos sólidos: óxido de magnésio (MgO), iodo (I2) e platina (Pt) são, respectivamente:
a) átomos, íons e moléculas;
b) íons, átomos e moléculas;
c) íons, moléculas e átomos
d) moléculas, átomos e íons;
e) moléculas, íons e átomos.


O cloreto de sódio (NaCl), o pentano (C5H12) e álcool comum (CH3 CH2OH) têm suas estruturas constituídas , respectivamente, por ligações:
a) iônicas, covalentes e covalentes
b) covalentes, covalentes e covalentes
c) iônicas, covalentes e iônicas
d) covalentes, iônicas e iônicas
e) iônicas, iônicas e iônicas











GABARITO:
1-D
2-Hidrogênio e carbono.
3-A
4-C
5-A

0 comentários:

Ligação Covalente

agosto 24, 2017 0 Comments

Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.

Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrônica mais estável.

A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica. Existem dois tipos principais, a ligação-σ (ligação sigma) e a ligação-π (ligação pi)

Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois não-metais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.

Se você não entendeu vou explicar de outra forma.

A grande maioria das substâncias não possuem características de material iônica, e então veio a

Ligação covalente. Essa ligação ocorre pelo compartilhamento de elétrons entre átomos.
Vamos ver quimicamente como essa ligação ocorre:
Ex: H2

Dois átomos de hidrogênio são aproximados suficientemente um do outro.
Com isso, haverá interações eletrostáticas entre eles.
São elas: Os dois núcleos carregados positivamente se repelem mutuamente, assim como os elétrons carregados negativamente também.
Porém, o núcleo e os elétrons atraem um ao outro.
Mas como eles podem ser estáveis dessa forma?
Essas atrações entre os núcleos e os elétrons fazem com que a densidade eletrônica concentre-se entre os núcleos.
Como consequência, o balanço entre todas essas interações é a atração.
Os núcleos são atraídos eletrostaticamente pela concentração de cargas negativas entre eles. Dessa forma, podemos dizer que os responsáveis por essa união são os elétrons compartilhados entre os núcleos.


Essa é uma ligação covalente entre dois elementos de cloro, que possuem um elétron a menos na sua camada de valência, e por isso cada elemento compartilha um elétron com o outro cloro.

0 comentários:

Exercícios de Ligação iônica

agosto 15, 2017 0 Comments

Resultado de imagem para exercicios palavra



1) A ligação iônica e feita a partir de?
a) Metal+Metal
b) Hidrogênio+Não metal
c) Não metal+Não metal
d) Metal+Não metal
e) Gases Nobres+Hidrogênio

2) Quais grupos tem tendencia de virar cations a partir da ligação iônica?
a) 1,2,3
b) 4,6,7
c) 2,3,4
d) 5,6,7
e) 2,5,6

3) Qual desses é um exemplo de ligação iônica.
a) H2SO4
b) K2O
c) H2O
d) O3
e) C4H8

4) Em X2Y o ''2'' representa?
a) O numero de ligações.
b) O numero de elétrons que o X recebeu.
c) A quantidade de X na ligação.
d) O numero de elétrons que o Y recebeu.
e) O numero de elétrons que o X doou.





Gabarito:
1-d)
2-a)
3-b)
4-b)



0 comentários:

Ligações Iônicas

agosto 09, 2017 3 Comments

Ligação iônica é um tipo de ligação química. Na formação da ligação iônica o metal doa elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion, ao não metal que
acomoda esse elétron na camada de valência tornando-se ânion. E só pode ser realizadas entre metal e ametal, ou metal e hidrogênio.

Os elementos tem uma regra pra poderem formar uma ligação, no exemplo acima um cátions com um elétron a mais tem tendência a doar esse elétron, e o ânion, que por sua vez tem uma tendência a receber um elétron, formam o que eu chamo de ''Ligação Perfeita''
Mas essa ligação não é apenas com elementos de 1 elétron a mais ou a menos, também pode ocorrer com elementos que possuem 2, 3 e até 4 elétrons (a mais ou a menos) Sempre o cátion (com elétrons a mais) se ligando a ânions (com elétrons a menos).

Se você não entendeu, vou explicar de maneira mais divertida, imagine você e um amigo indo para um show, o ingresso é 100 reais, você tem 110 e seu amigo tem 90 reais, o seu amigo vai lhe pedir 10 reais para pagar o ingresso, você empresta os 10 reais, os dois compram o ingresso e ficam felizes, è mais ou menos assim que os elementos agem, o dinheiro nesse caso são os elétrons dos elementos.

3 comentários:

Primeira postagem

agosto 08, 2017 4 Comments


Nós estamos criando esse blog para tirar as dúvidas sobre as ligações quimicas (Iônica, Covalente e metálica) se tiverem alguma dúvida sobre o assunto podem deixar nos comentários dessa postagem que nós tiraremos sua dúvida.

Não deixe, de visitar o blog diariamente, para ficar ligado nas postagens que futuramente serão feitas.

#QuímicaÉD+

4 comentários: